top of page

Boas Práticas em Clínicas de Embelezamento e Estética

Atualizado: 5 de dez. de 2023

Você sabe o que uma clínica de estética precisa seguir para oferecer seus serviços ao mercado?


Foto: mulher deitada recebendo aplicação de produto na testa
Foto: mulher deitada recebendo aplicação de produto na testa

De todas as denúncias recebidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), 60% estão relacionadas aos serviços de estética e embelezamento. leia noticia ANVISA na íntegra aqui. 


Por isso, a ANVISA publicou no dia 03/07/2023 nota técnica para orientação dos profissionais de Vigilância Sanitária que fiscalizam esses estabelecimentos.


A nota técnica GGTES/DIRE3/ANVISA 15/2023 traz informações sobre o que deve ser verificado nos estabelecimentos para garantir a segurança do paciente/cliente e sobre a qualidade dos produtos e serviços oferecidos.


Se você é um profissional da saúde ou da área de Estética que atua nesse segmento, atualize-se com essa leitura.



Se tiver dúvidas, entre em contato que poderemos ajudá-lo.


Ainda em junho, tivemos uma série de lotes de medicamentos com ocorrência de falsificação no mercado. Medicamentos estes, utilizados em clínicas de estética como a toxina botulínica.

Se você perdeu essa noticia clique aqui e consulte sobre os lotes e marcas em houve falsificação.


E você sabe como são classificadas as clínicas de estética?


Eles podem ser classificados como "Serviços de Saúde" ou como "Serviços de interesse à Saúde".

Ambos realizam atividades que podem alterar o estado de saúde das pessoas. No entanto, o primeiro caso só podem ser realizados procedimentos por profissionais da área da saúde e os requisitos exigidos para seu licenciamento sanitário são mais rigorosos. Se enquadram nesse tipo as clínicas que executam procedimentos invasivos em que profissionais farmacêuticos, dentista ou de medicina realizam tais atividades.

Já a clínica estética classificada como de interesse à saúde não é exigida a formação ou supervisão por profissional da área da saúde e somente podem realizar atividades consideradas não invasivas e de menor risco como corte de cabelo, alisamento, depilação, estética corporal, por exemplo.


Apesar dessas diferenças, todos os serviços exemplificados estão sujeitos às regras sanitárias e devem obter licenciamento sanitário conforme a regra do município e/ou estado como por exemplo: somente usar produtos regularizados na ANVISA, manter procedimentos de limpeza e desinfecção adequados (superfícies e equipamentos), realizar o gerenciamento de resíduos, entre outros.


Você gostaria de saber mais sobre como deixar sua clínica em conformidade com a legislação? Fale conosco.


E, você na persona "consumidor" já parou para pensar se o salão de beleza que você frequenta está regularizado, possui licença sanitária e procedimentos adequados de limpeza e desinfecção?


Enquanto consumidores, todos nós temos o poder de escolher os produtos e serviços que consumimos. Entender o funcionamento e regras ajuda-nos a comprar melhor, com qualidade e segurança.


Pense nisso!


A Equipe ThalQ está à sua disposição, se precisar de qualquer suporte técnico e regulatório. 

Comments


© 2023 por Thal.Q Consultoria. 

bottom of page